terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUE BRASIL É ESSE?



QUE BRASIL É ESSE? Os últimos acontecimentos, que têm tomado conta da mídia brasileira, nos fazem perguntar: que nação estamos construindo? Assim como na vida pessoal, uma nação é resultado daquilo que cremos e praticamos. Aqueles que detêm o poder econômico-político edificam a nação através da visão de mundo, de família, da ética, da prática da justiça, enfim de atos e leis, que ensinadas e praticadas formam a “ideologia dominante”. Na máxima da Escritura Sagrada: “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl. 6.7). Exatamente aqui é que reside a falha: queremos uma nação forte, líder na América Latina e no mundo, no entanto estamos semeando mal. Senão vejamos.
O Senado brasileiro, nos últimos meses, tem sido o centro da mídia com situações éticas envolvendo seu Presidente, acusado de usar sua posição para beneficiar a si e a seus parentes. As denúncias são tão sérias, que exigiriam do acusado, caso desejasse de fato demonstrar imparcialidade nas apurações, seu afastamento da função, até o julgamento por quem de direito. No entanto, o que se viu foi um corporativismo político, e o “conselho da ética” arquivar todas as denúncias. O que estamos ensinando aos nossos jovens sobre ética, imparcialidade e transparência?
O segundo episódio que me chamou a atenção sobre o comprometimento do futuro de nossa nação, foi o julgamento pelo STF da acusação da quebra de sigilo bancário de um caseiro por um ex-ministro de Estado. Nesse caso, nossa suprema corte absorveu o ex-ministro e condenou o ex-presidente da Caixa. A imagem que ficou (pode não ser verdadeira) foi que se absorveu o mandante e se condenou o executor. O julgamento teve uma conotação política, ficando a sensação de que a justiça não é Cega.
O terceiro caso, esse do povo, mas que também ocupou espaço em vários canais de televisão, foi o da professora baiana demitida da escola depois de uma noitada, em que foi filmada dançando uma música, onde mostrava suas roupas íntimas ao passo em que era tocada pelo cantor e rebolava de forma sensual, como em um filme pornô. O episódio é deprimente. Imagine: uma professora de crianças de 5 a 6 anos de idade! O mais terrível não é o fato, mas sua conseqüência: a mulher se tornou celebridade em tudo que foi canal de televisão.
QUE BRASIL É ESSE? “Ai da nação pecadora… Toda a cabeça está enferma, e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo. Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que… por suborno justificam o perverso e ao justo negam a justiça” (Is. 1.4,6; 5.20,22).
O BRASIL PRECISA DE JESUS URGENTEMENTE!
Pr. Gilvan Barbosa Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário