Teresina

Teresina, Cidade de Luz, Encontros e Encantos


Teresina é a única capital do Nordeste que não possui litoral. Mas o mar negado à cidade foi compensado pela natureza com dois rios generosos que a banham: o Parnaíba e o Poty. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste. A presença dos rios é marcante na vida dos teresinenses. A origem da cidade está ligada ao rio Poty, que deu nome à Vila Nova do Poty, depois denominada Teresina, em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II.



Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e se transformam num só leito em direção ao Atlântico. O espetáculo, de rara beleza, forma o encontro das águas. No lugar há um parque ambiental, com mirante, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local.



Diz a lenda que o pescador Crispim chegou em casa cansado e chateado porque não tinha conseguido fisgar um só peixe. A mãe o aguardava para o almoço, mas o cardápio servido, uma ossada de boi, não agradou o filho e, este, arremessou o osso contra a própria mãe. Chorando, a velhinha rogou-lhe uma praga: a partir daquele dia, ele se transformaria num monstro de cabeça grande, e passaria a viver nas águas do Parnaíba, até conseguir engolir sete Marias virgens. Até hoje, o Cabeça de Cuia mergulha no rio à procura de suas Marias, alimentando ainda mais as estórias de pescador que são contadas por ali.

Além das águas, o verde é outro elemento natural que caracteriza a cidade, a tal ponto que fez com que o poeta Coelho Neto a batizasse carinhosamente de “Cidade Verde”.



A denominação tem sua razão de ser. Teresina é cercada por praças e parques arborizados com grande variedade de espécies. As plantas ajudam a amenizar o clima quente de uma cidade onde é sempre verão, embora haja uma estação chuvosa bem definida entre dezembro e abril. Mesmo com as chuvas, porém, há um calor constante aquecendo as ruas e o coração de um povo que é, acima de tudo, hospitaleiro.

Texto de Suzane Jales extraído da Revista Fácil
 
 
 
Teresina - Geografia


Teresina é a capital do Estado do Piauí. Está localizada Centro-norte do estado e meio-norte do nordeste brasileiro, com Latitute Sul: 05º 05´ 12´´ e Longitude Oeste: 42º 48´ 42´´.
Sua população é de 714.318 habitantes, sendo 676.596 hab. na zona urbana e 37.722 hab. na zona rural.
A temperatura média anual é de 28ºC. Possui Clima Tropical e chuvoso (mega térmico) de Savana.
A cidade possui uma superfície total de 1.1672.5 km² e tem os seguintes limites geográficos: Ao Norte: municípios de União e José Freitas. Ao Sul: Municípios de Palmeirais e Monsenhor Gil. Ao Oeste: Estado do Maranhão (Timon) e ao Leste: municípios de Altos e Demerval Lobão.
Os acessos principais são pelas rodovias BR 343 e PI 130 e aeroporto de Teresina. A altitude média do Município varia de 100 a 150m .


Teresina é a capital do Estado do Piauí. Está localizada Centro-norte do estado e meio-norte do nordeste brasileiro. Uma região bastante estratégica o que facilita o acesso a cidade. Os acessos principais são pelas rodovias BR 343 e PI 130 e aeroporto de Teresina. A altitude média do Município varia de 100 a 150m.


Roteiros de Teresina




SOB O CALOR DO SOL

Situada entre rios, Teresina favorece a criação de vários caminhos, roteiros que proporcionam ao visitante momentos de entretenimento e lazer.



ROTEIRO DAS ÁGUAS

Saindo do cais do rio Parnaíba até o encontro das águas no bairro Poti Velho, com ao Parque ambiental Encontro dos Rios, seguindo pelo rio Poti ate o Shopping do Artesão.

A contemplação da natureza, a pesca e o artesanato em cerâmica e atrações que encantam o turista.



ROTEIRO ECOLÓGICO

Percorrer os parques ambientais de Teresina e sentir-se livre, o contato direto com a natureza e observação da fauna e flora são de grande beleza cênica.

Seguindo o curso do rio Poti pode-se se conhecer ainda no centro da cidade o Parque Ambiental Poti I com trilhas que levam ao rio proporcionando uma maior aventura ecológica.



ROTEIRO HISTÓRICO-CULTURAL

A praça Marechal Deodoro foi o primeiro espaço físico da cidade de Teresina, em seu entorno foram se acomodando os prédios da nova administração e a vila da cidade.A Igreja do Amparo foi o marco da nova com início da construção em 1850.

O Museu, o Palácio da Cidade e Palácio da Justiça Federal completam, juntamente uma visita a Praça da Bandeira onde se encontra o marco inicial da cidade.



ROTEIRO DE COMPRAS

Teresina vem se consolidando como Pólo de Negócios, o que traduz e reflete o crescimento econômico da cidade nos últimos anos. Uma passeio pelas lojas das fábricas que formam o pólo de confecção de Teresina é sempre uma ótima opção para um bom negócio. Nesta visita podem ser observadas todas etapas para que a peça fique pronta e colocada a disposição do cliente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário